Quem trabalha com construção civil sabe que a demolição é uma prática que faz parte do dia a dia. Ela é a base de um novo projeto e precisa de atenção nessa fase inicial para não causar danos a estruturas e pessoas no futuro. Mas, a cada dia que passa estamos nos preocupando mais com a consciência ambiental e cuidados com o planeta. Sabemos que nem sempre o crescimento urbano é saudável para o planeta. Dessa forma, precisamos sempre buscar técnicas que realizem um trabalho de qualidade, mas de forma sustentável. Pensando nisso, a Armasa trouxe a explicação de como fazer uma demolição sem explosivos. Leia o texto e conheça a prática!
Em primeiro lugar, vamos entender como era realizada a maioria das demolições. Há alguns anos eram usados explosivos para forçar a destruição de uma rocha, um grande bloco de concreto ou até mesmo um edifício. O material era colocado em pontos estratégicos após um levantamento de dados e cálculos da estrutura. Era uma forma teoricamente rápida e eficiente que poupava tempo e esforço, se comparada à técnica manual, por exemplo.
Para que o processo fosse concluído era preciso ter atenção a diversos pontos como:
Por outro lado, as empresas que trabalham no setor começaram a se adequar às normas técnicas de responsabilidade ambiental. A norma ISO 14001 cuida das práticas ambientais das empresas para identificar desvios de gestão e ajudar a diminuir os impactos ambientais.
Dessa forma, a técnica de demolição sem explosivos ficou mais popular e vem ganhando mais espaço. Usando argamassa expansiva é possível fazer uma demolição sem explosivos de forma eficiente e segura. O material é composto por calcário altamente expansivo. Assim, podem ser feitos pequenos furos na estrutura, inserir o material e adicionar água. A reação química do contato com água causa o “inchaço” fazendo o desmonte de rochas, concreto e até blocos de cimento de dentro para fora.
Como resultado, temos uma expansão relativa a uma força superior a 8000t/m² nas paredes do furo. Em outras palavras, podemos colocar que é uma força de 7 mil toneladas por metro quadrado. Lembrando que a resistência máxima desses elementos varia de 1,5 mil a 3 mil toneladas por metro quadrado. Depois disso, são causadas fraturas no material sem precisar das explosões. É uma técnica ecológica que não gera ruídos, não emite gases tóxicos e não lança fragmentos, não é inflamável e causa pouco ou nenhum impacto no meio ambiente.
O processo de demolição sem explosivos pode ser usado para:
O único ponto de atenção é que a demolição sem explosivos exige planejamento com a escolha dos horários em que a ação será realizada. O ideal é fazer antes do sol sair ou ao anoitecer. Assim, a temperatura não acelera a reação da mistura.
Em suma, a mistura demora cerca de 24 horas para agir e fazer com que a estrutura a ser removida fique toda fragmentada. Depois disso, basta utilizar uma marreta para reduzir ainda mais o tamanho dos resíduos até que possam ser carregados para fora do local da obra, permitindo o projeto avançar para as próximas etapas.
A principal vantagem do uso de argamassa expansiva para fazer demolição sem explosivos é que o material pode ser aproveitado em áreas urbanas sem a necessidade de isolamento do local. Além disso, não precisa de licença para sua utilização.
Precisa fazer uma demolição sem explosivos e quer uma empresa de confiança no segmento? Fale com a Armasa. Oferecemos argamassa expansiva para desmonte sustentável. Também trabalhamos com a locação de compressores e geradores para ajudar na sua obra.
Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!
Você conhece todos os tipos de demolições que existem? Saiba mais nesse artigo da Armasa!
Que tal usar desmonte de precisão em seu projeto de restauro de prédio histórico? Entenda…
Sabia que é necessário ter muito cuidado no uso de massa expansiva para desmonte de…
No artigo, a Armasa mostra a funcionalidade e como usar a argamassa expansiva para quebrar…
Imagine demolir uma grande rocha ou uma estrutura de concreto sem o barulho ensurdecedor de…
A argamassa expansiva é amplamente utilizada para demolir, cortar, perfurar rochas e estruturas de concreto…