Expansão da argamassa: como funciona e como é o processo? Veja guia!
A argamassa expansiva é um tipo de material utilizado na construção civil que possui a capacidade de expandir ou aumentar de volume após sua aplicação. Essa expansão controlada ocorre devido a reações químicas que ocorrem dentro da argamassa após a mistura dos componentes. A expansão da argamassa é controlada e ajuda a fazer o desmonte de rochas de forma sustentável e sem o uso de explosivos. No artigo de hoje, a Armasa vai explicar um pouco mais sobre esse processo de expansão. Leia e entenda.
Como funciona a expansão da argamassa?
A principal aplicação da argamassa expansiva é em obras de engenharia civil, especialmente em projetos de demolição controlada. Quando a argamassa expansiva é colocada em furos ou ranhuras feitos em uma estrutura, geralmente em rochas, e em seguida é molhada, ela começa a expandir gradualmente.
Esse processo de expansão da argamassa exerce pressão sobre a estrutura circundante, o que pode ser usado para quebrar ou fraturar o material, como concreto ou rocha, de forma controlada e segura. Mas, além disso, esse material também pode ser utilizada em aplicações de preenchimento, como preencher espaços vazios em fundações ou blocos de alvenaria, onde a expansão controlada ajuda a melhorar a aderência e o preenchimento de espaços irregulares.
A expansão da argamassa ocorre de fato por causa das reações químicas que ocorrem entre os componentes da argamassa após a adição de água. A mistura dos componentes é o fato principal. A argamassa expansiva é geralmente composta de cimento, agregados minerais, aditivos químicos e, é claro, água. Os componentes são misturados de acordo com as instruções do fabricante. Então, quando a água é adicionada à mistura, ela inicia uma série de reações químicas.
A reação principal envolve o cimento, que contém compostos como o silicato tricálcico (C3S) e o silicato dicálcico (C2S).
Esses compostos reagem com a água para formar produtos de hidratação, como a sílica gel e hidróxido de cálcio.
Quais são os processos?
É muito importante seguir as instruções do fabricante para causar a expansão da argamassa. A quantidade de expansão e o tempo necessário para a reação podem variar dependendo da marca e da formulação específica do produto. Além disso, medidas de segurança adequadas devem ser seguidas ao lidar com esse material, especialmente em aplicações de demolição controlada.
De uma forma geral, depois de misturar o produto e ocorrer a reação química, os processos da expansão da argamassa seguem a seguinte ordem:
- formação de produtos de hidratação – à medida que os produtos de hidratação se formam, eles ocupam um volume maior do que os componentes originais da mistura. Isso cria uma pressão interna na massa de argamassa;
- expansão controlada – A pressão interna gerada pela formação dos produtos de hidratação resulta na expansão da argamassa. Essa expansão é controlada pela formulação da argamassa e pela quantidade de água adicionada, bem como pela temperatura ambiente;
- endurecimento – após a expansão controlada, a argamassa começa a endurecer à medida que os produtos de hidratação continuam a se desenvolver e a fortalecer a estrutura.
Conheça a Armasa: sua fornecedora de argamassa expansiva!
Agora que você já sabe como é o processo e entendeu mais sobre a expansão da argamassa, conte conosco! A Armasa é uma empresa especializada na venda de argamassa em SP. Temos mais de 10 anos de experiência de mercado e contamos com uma equipe capacitada para realizar o seu atendimento.
Use o formulário abaixo para tirar todas as suas dúvidas.
<div id=”formPost”>[[contact-form-7 404 "Não encontrado"]</div>
Garantimos eficiência com nossos produtos. Entre em contato conosco e peça um orçamento!