Como ter uma obra sustentável?
Publicado em 16 de março de 2023

Obra sustentável: como a argamassa expansiva faz a perfuração a frio?

Sharing is caring!

Com a evolução de processos e a chegada de novas tecnologias, cada vez mais se fala em sustentabilidade e proteção aos recursos naturais do planeta. É com essa pegada que a argamassa expansiva ajuda em grandes projetos da construção civil. No artigo de hoje, a Armasa vai falar sobre obra sustentável. Para isso, usamos essa argamassa específica para demolir estruturas sem empregar explosivos e protegendo o meio ambiente. Leia o texto e fique por dentro do tema!

Como ter uma obra sustentável?  

Também chamada de obra ecológica, a obra sustentável é um projeto que tem como objetivo a manutenção e preservação dos recursos naturais do meio ambiente. 

Para que isso seja possível, precisamos usar argamassa expansiva. O processo, que também é conhecido como desmonte a frio, é indicado para fazer a remoção de rochas ou estruturas de concreto com facilidade e sem precisar usar explosivos. Esses por sua vez, trazem poluição de detritos que podem ser nocivos tanto para o meio ambiente, como para os profissionais envolvidos na obra. 

Na prática, a argamassa expansiva usa um agente de alta segurança composto à base de cal virgem. Quando misturado com água, o material provoca uma reação química de alto poder causando uma enorme expansão. A pressão é superior a 7 mil toneladas por metro quadrado. Ou seja, após fazer pequenos furos com ferramentas apropriadas e colocar a mistura dentro da rocha, o material se expande e a pedra não aguenta a pressão. Assim, ela quebra em pedaços menores que são bem mais fáceis de fazer a retirada e transporte. 

A obra sustentável tem regulamentação da NRM-16. Essa fala do desmonte de rochas, os critérios e cuidados com transporte, manuseio e guarda de explosivos e outros materiais usados.

O que é argamassa expansiva? 

Como já falamos, a argamassa expansiva é um material que causa uma reação química produzindo uma força de dentro para fora da rocha. O seu uso é muito indicado para espaços reduzidos e além de áreas de difícil acesso e que apresentam riscos explosivos ou inflamáveis, como as urbanas. 

Um ponto de atenção sobre o uso desse material é o horário escolhido. É recomendado que a demolição ocorra pela manhã, ou no final da tarde. Isso porque temperaturas mais altas podem acelerar a reação da mistura. 

Além disso, é essencial contratar uma empresa especializada e com experiência comprovada no manuseio da solução. Se aplicada de forma inadequada, ela pode não reagir prejudicando o desmonte de rochas e atrasando o cronograma de toda a obra.

A mistura da argamassa deve ser feita com água fria e limpa. Também deve ser usada uma proporção de 3 litros para cada 10 kg de argamassa. Geralmente, o produto demora 24 horas em média para agir. Depois que a estrutura é fragmentada, pode-se usar marretas para reduzir ainda mais o tamanho dos resíduos até que possam ser carregados para fora do canteiro.

A grande vantagem da argamassa expansiva é transformar, justamente, um grande projeto, em uma obra sustentável. Ou seja, o material pode ser aproveitado em áreas urbanas sem a necessidade de isolamento do local. 

A Armasa ajuda a deixar sua obra sustentável!

Você já sabe que pode usar argamassa expansiva para deixar sua obra sustentável. Agora conte com uma empresa de confiança e que ofereça produtos de qualidade! Conheça a Armasa! Vendemos argamassa São Paulo com qualidade e atendimento de primeira.

Oferecemos produtos como argamassa expansiva para demolição sem explosivos e de qualidade. Garantimos pontualidade na entrega, bem como eficiência e segurança no uso do material. 

Também trabalhamos com outros produtos para desmanche ecológico de rochas como brocas de perfuração, cunha pneumática e taper bit. Ganhe ainda mais velocidade de penetração e produtividade. Se precisar, também contamos com geradores e compressores para locação. 

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento

 

Links Úteis:

Argamassa São Paulo

Perfuração de Rochas